É com enorme satisfação que anunciamos que o Grupo tem mais um dojo.
Louvamos aqui a iniciativa da Associação Académica da Amadora que tão amavelmente se predispôs a proporcionar um espaço com vista à divulgação do Aikido Tradicional de Iwama.
Nasce assim o Godaikan.
As informações constam do site da Associação e da página criada para esse efeito.
Qualquer informação adicional por favor verifiquem a página do novo dojo.
As aulas iniciam-se dia 04/11/2008 e são das 20:30 às 22:00 às Terças e Quintas Feiras.
Resta-me agradecer a todos quantos nos apoiam nesta missão de preservar e expandir o Aikido de O'Sensei e de Sensei Saito Morihiro.
A todos um grande bem-haja.
Posted by João
10:12
Existem actualmente no mundo várias ameaças de pandemia. Ou seja uma doença que se pode espalhar por vários países ou inclusive chegar a ser uma ameaça global.
Uma delas é a Tuberculose Extremamente Resistente a Medicamentos (Extreme Drug Resistant Tuberculosis XDR -TB)
O que vos queremos mostrar é algo que poderá ser aterrador, no entanto é também algo a que não poderemos ficar indiferentes, especialmente quando está perfeitamente ao nosso alcançe poder fazer algo.
Mais uma vez relembro que o Aikido é também serviço da sociedade. Não fiquemos indiferentes ao sofrimento.
Por favor consultem www.xdrtb.org
Posted by João
10:31
Caros amigos e colegas.
Chegaram ao fim as férias de Verão e finalmente poderemos recomeçar o nosso treino.
Alguns devem estar muito ansiosos.
É já na Terça-feira dia 2 de Setembro que as aulas (re)começam.
Para aqueles que decidiram começar a treinar connosco, não se esqueçam de passar pela Secretaria do Sporting para fazer a inscrição.
Prontos para um ano cheio de coisas importantes quanto à vida do Dojo, espero que nos reencontremos todos muito brevemente.
Um grande abraço e até lá.
Posted by João
14:53
Caros Amigos, Alunos e Familiares,
Tivemos o prazer de estar presentes no Sporting por mais um ano, agradecemos à direcção do Sporting o bom acolhimento que nos faz há 14 anos consecutivos.
Este ano teve a particularidade de reiniciarmos uma relação com o Mestre Corallini e a associação que ele dirige, a TAK - Takemusu Aikido Kyokai. Esta ligação permitiu que continuássemos a prática do Aikido Tradicional de Iwama segundo a interpretação do Mestre Saito Morihiro Sensei (aluno que mais tempo viveu e praticou com O' Sensei) sem o prejuízo de estarmos afastados do Honbu Dojo, ou seja a principal escola do Aikido com sede em Tóquio no Japão.
Assim todos os nossos diplomas foram homologados e reconhecidos internacionalmente, para além de podermos passar graduações de Cinto Negro todos os alunos, inclusive os que não puderam ir a dispendiosos estágios internacionais e se limitaram a treinar no seu ginásio ou dojo.
Eventualmente poderemos ser indicados como um grupo que negou a sua origem modesta, mas na verdade apenas deixámos de impor aos alunos o pagamento de cotas à associação anterior, ficando ao critério dos praticantes a que associações querem estar ligados (leia-se pagar cotas) assim como a que estágios querem ir.
Este grupo de treino tem como princípio a liberdade individual, não havendo qualquer encargo para além do exigido pelos ginásios e dojos onde praticamos. Estes princípios mantêm-se em relação às graduações, sendo as primeiras graduações (Kyu) gratuitas. As graduações para Cinto Negro (válidas internacionalmente e assinadas pela figura máxima do Aikido – o neto do Fundador - Moriteru Ueshiba) custam apenas os encargos que o Honbu Dojo no Japão pratica para com cada diploma que emite.
A nossa posição é, como sempre desejamos, de total abertura para com todos os grupos nacionais de Aikido, reconhecendo os seus mestres, a sua boa prática e as suas graduações.O nosso pequeno grupo despediu-se de 2008 com um jantar de confraternização na esperança que o espírito harmonioso e de liberdade se mantenha dentro de cada um de nós.
O Aikido é um livro aberto, cabe, apenas, aos mestres iniciarem os peregrinos desta senda.
José Croca
Posted by João
23:17
Caros Amigos,
Chegámos ao fim de mais um ano lectivo e com ele chegaram as férias. Durante o mês de Agosto o Bushinkan não tem actividade, situação que se deve ao facto das instalações do Dojo estarem encerradas.
Mas regressamos já em Setembro. Por isso queremos apenas deixar duas notas:
1 - Mantêm-se os horários habituais
2 - Mantêm-se os preços habituais
De resto digamos que este ano, foi um ano extremamente positivo. Nove novos alunos e quatro novos Shodans.
Um crescimento saudável que tem vindo a ser conseguido com o esforço e entusiasmo de todos os que connosco praticam e partilham esta forma de vida que é o Aikido.
Foi um ano de mudança em todos os aspectos. E podemos hoje afirmar que foram decisões acertadas e que nos puseram no caminho do sucesso enquanto Grupo de Aikido.
O Grupo do Bushinkan está renovado, a mudança de Associação trouxe o benefício esperado, a ligação proporcionada à Aikikai de Tóquio e ao Doshu Ueshiba Moriteru permite o reconhecimento de graduações em todo o mundo, bem como a adesão a um programa técnico definido e preciso que visa preservar intactos os ensinamentos de Sensei Saito Morihiro.
Queremos agradecer à Direcção do Sporting Clube de Portugal, à Kastugen Kai e ao Prof. Humberto Afonso e à Aikido Takemusu Aiki Spain e ao Prof. Xavier Cid.
Os nossos profundos agradecimentos a Sensei Paolo Coralini e à Takemusu Aikido Kyokai pela amizade e ajuda que nos tem dado.
Por fim, uma palavra de admiração e respeito ao Professor José Croca, que tem sido a chama viva e o coração de onde pulsa a energia deste grupo. Para ele e de todos os alunos um grande obrigado.
A todos boas férias e até Setembro.
Posted by João
01:54
Muito do Aikido de Iwama está relacionado com o controlo do adversário. Osae waza. Técnicas de controlo. Visam desviar a intenção atacante e controlar um adversário até que, pela dôr, o adversário não consegue reagir.
Ikkyo
Nikkyo
Sankyo
Yonkyo
Gokyo
Rokyo
Posted by João
14:35
No passado dia 2 de Abril, a convite da Associação do Pessoal da Fundação Calouste Gulbenkian, os nossos colegas e amigos Renato Braz e Luis Fidalgo foram mostrar o que é o Aikido ao grupo de Karatédo daquela Associação. Tudo começou com um convite feito por um colega do Renato que pratica Karaté na Fundação Gulbenkian.
A demonstração realizou-se durante a aula onde os karatekas tiveram a oportunidade de contactar de perto com as técnicas e os fundamentos do Aikido. Para eles esta experiência foi, de certo modo, uma surpresa e muitos, senão todos, apreciaram e gostaram do convívio e de experimentar sofrer e aplicar técnicas de imobilização e projecção. Faltou o treino de armas por falta de tempo. Imaginamos que também teriam gostado.
Resta-nos agradecer a amabilidade com que nos receberam no seu espaço, a disponibilidade e o espírito saudável que se vive dentro do grupo de karate. A todos eles os nossos parabéns.
Somos da opinião que o convívio e troca de ideias entre os praticantes de artes marciais é sempre algo saudável e, sem dúvida, algo que deve ser promovido. Por tudo o que atrás foi dito fica aqui o desafio e convite público para a realização de mais um encontro deste tipo, aqui no dojo.
De resto cumpre agora agradecer o espírito marcial destes dois colegas por se terem empenhado neste encontro e pela forma como souberam transmitir e corresponder às espectativas.
A todos um grande bem haja e um até breve.
Luis e Renato
Posted by João
19:37
No passado Sábado realizou-se um evento inédito no nosso dojo. A primeira graduação de Shodan no local. Algo inédito mas uma grande inovação face ao passado.
A nossa colega e amiga Susana realizou o exame de Shodan (taijutsu) e passou. O Exame abarcou a totalidade do programa previsto para a graduação e no final tivemos uma Susana alegre, confiante e comovida.
A ela os nossos sinceros parabéns e votos que a caminhada que agora começa lhe traga o que o Aikido tem de melhor.
E agora as fotos


Posted by João
00:42
Este estágio era há muito ansiado por nós.
Corallini Sensei é uma pessoa extraordinária. Trata-se de um excelente Mestre e está ao mais alto nível técnico.
A primeira grande revelação prendeu-se com o facto de termos aprendido Aikido. Isto foi uma grande vitória para quantos decidiram seguir esta via que apesar de igual à anterior é em tudo diferente.
Cedo percebemos que Corallini Sensei venera Morihiro Saito Sensei. É por isso que mantém inalteradas as técnicas que aprendeu dele directamente. Na verdade também foi bom verificar os dois grupos, o português e o espanhol que se encontram ao mais alto nível. É inquestionável o excelente trabalho do Professor Humberto e do Professor Javier.
De resto o estágio decorreu em três dias, o primeiro no Porto só de Bukiwaza, onde se treinou para além dos suburi de Ken e de Jo os riai.
No segundo dia já em Vigo a manhã foi dedicado ao Bukiwaza e a tarde ao Taijutsu. Neste dia realizaram-se os exames de Shodan de três colegas nossos. O Ricardo Águas, o Luís Fidalgo e o João Ferreira, este último com um ano e dois meses de treino e 17 anos de idade. Todos estão de parabéns pela sua graduação.
No último dia realizou-se um treino de Bukiwaza de manhã a entrega de diplomas e seguimos para Lisboa.
Tivemos a oportunidade de jantar com Sensei Corallini que se mostrou uma pessoa jovial, calma, bem-disposta e sempre pronta a ensinar e falar de Sensei Morihiro Saito e de O' Sensei e dos seus ensinamentos.
Como nota final queremos agradecer a toda a organização pelo enorme calor com que nos receberam e pelo cuidado que tiveram para que nos sentíssemos bem, inclusive Sensei Corallini que amavelmente reconheceu todas as graduações da anterior associação sendo que as mesmas serão reconhecidas pela Aikikai.
Deixo-vos agora com as fotos dos alunos que se graduaram no passado dia 9 de Fevereiro.



Posted by João
00:22

Cá estão eles a sair no jornal...
Mais um acontecimento a celebrar.
Posted by João
15:57
1 – É uma arte marcial. Posso magoar-me.
2 - Gajos que usam saias? Isso é coisa de gaja...
3 - Não há murros e pontapés... Uma arte marcial não pode ser assim.
4 - Não tem competição. Qual é afinal o desafio de uma coisa onde ninguém perde mas também ninguém ganha?
5 – Etiqueta, vénias... respeito pelo adversário? Há algum adversário que mereça tanto?
6 – Varrer o dojo e levar o chão... mas eu vou pagar para fazer limpezas?
7 – “O aikido é a arte marcial onde se concentra o maior número de mulheres”. Ah, é uma arte marcial para mulheres, não é para homens;
8 – “eu ia se as aulas não fossem tão tarde”
9 – “eu ia se não fosse tão longe”
10 – “ouve-se dizer que é uma espécie de bailado, e que está tudo combinado e que é uma coreografia”
Comentários:
1 – Pois é uma arte marcial, e podemos magoar-nos. No entanto, os indíces de lesões no Aikido provocadas pelo mau uso de técnicas é inexistente. No futebol é muito mais elevado. Além disso o Aikido aumenta a auto-estima e saúde.
2 – Por causa de “boquinhas” como esta os Europeus foram banidos do Japão durante 400 anos. O “hakama” a que chamam vulgarmente de saias, é o símbolo de pertença à mais feroz raça de homens com “H” grande que alguma vez existiram: os samurai. Se acham que esses tipos são “meninas” vão lá ver...
3 – Pois não. Por isso existem no Aikido “ Atemis”. Bem... atémis são, na sua essência, murros e pontapés. (pensavam que não havia, não era?)
4 – Se não tem competição é defesa pessoal nua e crua, sem espinhas, a doer... Não há cá dói-dói e ringue onde não valem “golpes baixos” ou “agarrar abaixo da cintura”, ou mesmo “golpes proíbidos pela organização”
5 – Respeito o meu adversário pelo perigo que ele representa para a minha integridade física. Por isso consigo prever o seu estado de espírito , as suas intenções e delinear uma estratégia para me defender ou para o derrotar. Não me lanço no combate de uma forma suícida ou demente. Observo para vencer.
6 – Numa arte marcial onde estamos sempre a cair “nesse” chão que achamos que não devemos limpar, e sabendo nós que a cara, a boca, o nariz , os pés descalços andam literalente em contacto com esse chão que “não queremos limpar” é, no mínimo imprudente, deixá-lo sujo. A menos que alguém ache que devamos “xafurdar”.
7 – Este é um tema delicado. Há quem vá para um ginásio pagar uma pipa de massa só para “ver gajas”. Bem ao menos aqui pode aprender defesa pessoal enquanto o faz. De resto isso deveria ser um indicador de qualidade da arte marcial. Significa que pode ser praticado pelo “suposto” sexo fraco, logo é fácil, não requer força, e é eficaz... e se calhar isto é mais um “mito urbano”.
8 – E eu pergunto, mas para o trabalho, sofrer, isso já não conta, não é?
9 – Idem
10 – Venham experimentar. Depois conversamos sobre ballet no final da aula. Ou falamos de umas aulinhas de “step” é sempre giro para descontrair.
Posted by João
00:41
Etiquetas:
Aikido,
Aikido de Iwama,
Bushinkan,
Etiqueta,
Giri,
Portugal,
Reigi,
Saito,
Sporting,
TAI,
TAK,
Takemusu,
Ueshiba

Gautama, acordou da sua vida asceta e contemplou o rio que corria à sua frente. Ao nascer do dia a luz mostrava-lhe a silhueta de um barco onde viajavam duas pessoas. Para além do som da água que corre e do canto das aves da aurora, uma das pessoas do barco tentava afinar uma cítara. Nisto a outra, diz: -“ Se apertares demasiado a corda ela partir-se-á, Se a deixares muito solta não vais conseguir tirar nenhum som”.
Gautama viu nisto o prenúncio de uma doutrina. “O Caminho do Meio”. Nem muito apertado, nem muito lasso. Algo no meio destes dois extremos. E deixou a sua vida de asceta profundo para procurar a iluminação de outra forma.
Mas “ O Caminho do Meio” é algo que tem que ser percorrido, algo que nos leva em uma direcção até um destino ou um objectivo. A Via, toma a forma de veículo. O Caminho é ao mesmo tempo a direcção a seguir, mas é também o veículo que nos ajudará a chegar ao destino. Há quem confunda o caminho com o objectivo de caminhar. Claro que os peregrinos de Santiago desejam percorrer o caminho da peregrinação, mas acima de tudo anseiam por chegar a Santiago. Ambas as coisas são importantes, não chegarão ao destino sem percorrer o caminho e sem o caminho percorrido nunca se chegará ao destino. Mas o caminho não é o destino e o destino não é o caminho.
Morihei Ueshiba, foi mais um “Buda” da nossa Era, “um ser iluminado” que nos indica um caminho, uma Via. A Via de Aiki, ( Ai Ki Do). Morihiro Saito no seu primeiro dia de treino, no limiar de ser ou não aceite como aluno de O’Sensei o Mestre disse àquele que viria a ser o seu mais devoto pupilo, como último desafio: - Vem! Vou-te ensinar a servir a sociedade com esta Arte Marcial.
A Sociedade. Afinal o que é isto da Sociedade? Uma Sociedade Secreta? Um grupo societário de elevadas posses financeiras, baixas, médias? Um gang? Uma organização? Um Clube? Creio ser do entendimento geral que O’Sensei queria dizer: Servir Toda a Gente.
Na verdade sempre fez falta ao Mundo pessoas que tivessem vontade de conciliar e harmonizar as partes. De servir.
A tarefa do Aikidoka é redobrada e dura. Ao mesmo tempo que tenta preservar os fundamentos de uma tradição marcial, tem que o fazer com vista a servir a sociedade. Tem que transformar a “espada que mata” na “espada que preserva a vida”. Para isso tem que abandonar algumas coisas pelo caminho. É isso que o Aikido ensina, a viajar leve, porque o caminho é duro. Nestes termos o Aikido não é um fim em si mesmo. O objectivo do Aikido não termina na mestria do Aikido, no serviço do Aikido, no serviço do Mestre de Aikido. O objectivo do Aikido termina quando já não podemos mais servir a sociedade. Neste sentido o Aikido é um veículo, uma forma de, uma via, mas não é o objectivo. Mas sem ele também não se atinge o objectivo. Não confundamos o Caminho com o Objectivo do Caminho e mantenhamos o objectivo e o caminho nas nossas mentes, sempre. Que em 2008 as sete virtudes do Bushido nos inspirem a seguir a Via da Paz, para que o mundo tenha Paz. Para que nós tenhamos Paz.
Para um 2008 cheio de Paz.
Posted by João
22:06
Etiquetas:
Aikido,
Aikido de Iwama,
Bushinkan,
Etiqueta,
Giri,
Portugal,
Reigi,
Saito,
Sporting,
TAI,
TAK,
Takemusu,
Ueshiba