Site Network: Blogue | Facebook | Sporting | T.A.K. | About



Paz para 2008 - Votos para um Ano Novo


Gautama, acordou da sua vida asceta e contemplou o rio que corria à sua frente. Ao nascer do dia a luz mostrava-lhe a silhueta de um barco onde viajavam duas pessoas. Para além do som da água que corre e do canto das aves da aurora, uma das pessoas do barco tentava afinar uma cítara. Nisto a outra, diz: -“ Se apertares demasiado a corda ela partir-se-á, Se a deixares muito solta não vais conseguir tirar nenhum som”.

Gautama viu nisto o prenúncio de uma doutrina. “O Caminho do Meio”. Nem muito apertado, nem muito lasso. Algo no meio destes dois extremos. E deixou a sua vida de asceta profundo para procurar a iluminação de outra forma.

Mas “ O Caminho do Meio” é algo que tem que ser percorrido, algo que nos leva em uma direcção até um destino ou um objectivo. A Via, toma a forma de veículo. O Caminho é ao mesmo tempo a direcção a seguir, mas é também o veículo que nos ajudará a chegar ao destino. Há quem confunda o caminho com o objectivo de caminhar. Claro que os peregrinos de Santiago desejam percorrer o caminho da peregrinação, mas acima de tudo anseiam por chegar a Santiago. Ambas as coisas são importantes, não chegarão ao destino sem percorrer o caminho e sem o caminho percorrido nunca se chegará ao destino. Mas o caminho não é o destino e o destino não é o caminho.

Morihei Ueshiba, foi mais um “Buda” da nossa Era, “um ser iluminado” que nos indica um caminho, uma Via. A Via de Aiki, ( Ai Ki Do). Morihiro Saito no seu primeiro dia de treino, no limiar de ser ou não aceite como aluno de O’Sensei o Mestre disse àquele que viria a ser o seu mais devoto pupilo, como último desafio: - Vem! Vou-te ensinar a servir a sociedade com esta Arte Marcial.

A Sociedade. Afinal o que é isto da Sociedade? Uma Sociedade Secreta? Um grupo societário de elevadas posses financeiras, baixas, médias? Um gang? Uma organização? Um Clube? Creio ser do entendimento geral que O’Sensei queria dizer: Servir Toda a Gente.

Na verdade sempre fez falta ao Mundo pessoas que tivessem vontade de conciliar e harmonizar as partes. De servir.

A tarefa do Aikidoka é redobrada e dura. Ao mesmo tempo que tenta preservar os fundamentos de uma tradição marcial, tem que o fazer com vista a servir a sociedade. Tem que transformar a “espada que mata” na “espada que preserva a vida”. Para isso tem que abandonar algumas coisas pelo caminho. É isso que o Aikido ensina, a viajar leve, porque o caminho é duro. Nestes termos o Aikido não é um fim em si mesmo. O objectivo do Aikido não termina na mestria do Aikido, no serviço do Aikido, no serviço do Mestre de Aikido. O objectivo do Aikido termina quando já não podemos mais servir a sociedade. Neste sentido o Aikido é um veículo, uma forma de, uma via, mas não é o objectivo. Mas sem ele também não se atinge o objectivo. Não confundamos o Caminho com o Objectivo do Caminho e mantenhamos o objectivo e o caminho nas nossas mentes, sempre. Que em 2008 as sete virtudes do Bushido nos inspirem a seguir a Via da Paz, para que o mundo tenha Paz. Para que nós tenhamos Paz.

Para um 2008 cheio de Paz.

Posted by João 22:06  

0 Comments:

Post a Comment