Site Network: Blogue | Facebook | Sporting | T.A.K. | About



O que é o Aikido?


AIKIDO é uma arte marcial tradicional japonesa criada por Morihei Ueshiba.
AIKIDO traduz-se por "A Via da Harmonia com o Universo (Energia)". Esta arte marcial utiliza inúmeras técnicas que têm o objectivo de incapacitar o poder ofensivo ou defensivo de um ou mais adversários, envolvendo-os no próprio ritmo de acção do aikidoka. AIKI inclui três condições: a estabilidade do nosso centro (corpo); a concentração do espírito de combate (mente); e a respiração.
O Aikido é uma arte marcial que resultou dos estudos desenvolvidos pelo Professor Morihei Ueshiba (1883-1969), um dos últimos grandes guerreiros japoneses. Ueshiba O'Sensei criou e desenvolveu um método de combate seguindo princípios milenares e utilizando técnicas antiquíssimas. Este grande mestre era perito em várias artes como a do sabre, da lança, do leque, da baioneta, da alabarda e a de combate corpo a corpo (jujutsu). No início da década de 40, Ueshiba O'Sensei retirou-se para uma pequena quinta na aldeia de Iwama, a norte de Tóquio, onde se entregou a um profundo e vigoroso treino físico, técnico, mental e espiritual. À medida que os anos foram passando notou-se uma clara distinção técnica na sua arte, nascendo assim o Aikido.
Iwama foi o local de estudo, utilizado pelo fundador desta arte, para criar e refinar a mesma. O Aikido nasceu em Iwama.
Takemusu Aikido é o Aikido praticado segundo a tradição de Iwama. No Takemusu Aikido praticam-se as técnicas tal qual O'Sensei as praticava e que são transmitidas unicamente por Saito Sensei
BUKI WAZA
Buki Waza refere-se ao treino com armas. O Fundador costumava dizer que o Aikido provém do sabre. Para Morihei Ueshiba, os princípios do treino com armas influenciavam o treino sem armas (taijutsu) e vice-versa.
Saito Sensei foi o único aluno do Fundador que aprendeu toda a gama de armas. O sistema de aprendizagem das técnicas com armas utilizado em todo o mundo foi desenvolvido por Saito Sensei. No Aikido pratica-se com o jo (pau), o bokken (sabre de madeira), e o tanken (faca). Aprendem-se defesa contra estas armas e treinos de combate.
TAIJUTSU
Taijutsu refere-se ao treino de técnicas (jutsu) corporais (tai). Nesta arte existem controlos, imobilizações e projecções, que são adaptáveis ao estudo com armas. Estas técnicas treinam-se com vários ataques de frente e por detrás, com um e vários adversários. O estudante assíduo desenvolve um grande poder físico e mental através da sua prática.
TAKEMUSU AIKI
O TAKEMUSU AIKI é a forma mais avançada destes estudos, atingindo-se quando as técnicas surgem no combate sucessivamente num fluxo interminável. Dado que o Aikido é um BUDO (arte marcial), não há competição.

Posted by João 23:50 0 comentários