Site Network: Blogue | Facebook | Sporting | T.A.K. | About



10 Razões para Não Praticar Aikido

1 – É uma arte marcial. Posso magoar-me.

2 - Gajos que usam saias? Isso é coisa de gaja...

3 - Não há murros e pontapés... Uma arte marcial não pode ser assim.

4 - Não tem competição. Qual é afinal o desafio de uma coisa onde ninguém perde mas também ninguém ganha?

5 – Etiqueta, vénias... respeito pelo adversário? Há algum adversário que mereça tanto?

6 – Varrer o dojo e levar o chão... mas eu vou pagar para fazer limpezas?

7 – “O aikido é a arte marcial onde se concentra o maior número de mulheres”. Ah, é uma arte marcial para mulheres, não é para homens;

8 – “eu ia se as aulas não fossem tão tarde”

9 – “eu ia se não fosse tão longe”

10 – “ouve-se dizer que é uma espécie de bailado, e que está tudo combinado e que é uma coreografia”

Comentários:

1 – Pois é uma arte marcial, e podemos magoar-nos. No entanto, os indíces de lesões no Aikido provocadas pelo mau uso de técnicas é inexistente. No futebol é muito mais elevado. Além disso o Aikido aumenta a auto-estima e saúde.

2 – Por causa de “boquinhas” como esta os Europeus foram banidos do Japão durante 400 anos. O “hakama” a que chamam vulgarmente de saias, é o símbolo de pertença à mais feroz raça de homens com “H” grande que alguma vez existiram: os samurai. Se acham que esses tipos são “meninas” vão lá ver...

3 – Pois não. Por isso existem no Aikido “ Atemis”. Bem... atémis são, na sua essência, murros e pontapés. (pensavam que não havia, não era?)

4 – Se não tem competição é defesa pessoal nua e crua, sem espinhas, a doer... Não há cá dói-dói e ringue onde não valem “golpes baixos” ou “agarrar abaixo da cintura”, ou mesmo “golpes proíbidos pela organização”

5 – Respeito o meu adversário pelo perigo que ele representa para a minha integridade física. Por isso consigo prever o seu estado de espírito , as suas intenções e delinear uma estratégia para me defender ou para o derrotar. Não me lanço no combate de uma forma suícida ou demente. Observo para vencer.

6 – Numa arte marcial onde estamos sempre a cair “nesse” chão que achamos que não devemos limpar, e sabendo nós que a cara, a boca, o nariz , os pés descalços andam literalente em contacto com esse chão que “não queremos limpar” é, no mínimo imprudente, deixá-lo sujo. A menos que alguém ache que devamos “xafurdar”.

7 – Este é um tema delicado. Há quem vá para um ginásio pagar uma pipa de massa só para “ver gajas”. Bem ao menos aqui pode aprender defesa pessoal enquanto o faz. De resto isso deveria ser um indicador de qualidade da arte marcial. Significa que pode ser praticado pelo “suposto” sexo fraco, logo é fácil, não requer força, e é eficaz... e se calhar isto é mais um “mito urbano”.

8 – E eu pergunto, mas para o trabalho, sofrer, isso já não conta, não é?

9 – Idem

10 – Venham experimentar. Depois conversamos sobre ballet no final da aula. Ou falamos de umas aulinhas de “step” é sempre giro para descontrair.

Posted by João 00:41  

0 Comments:

Post a Comment