Site Network: Blogue | Facebook | Sporting | T.A.K. | About



Mensagem de fim de ano lectivo do Professor José Croca














Caros Amigos, Alunos e Familiares,

Tivemos o prazer de estar presentes no Sporting por mais um ano, agradecemos à direcção do Sporting o bom acolhimento que nos faz há 14 anos consecutivos.
Este ano teve a particularidade de reiniciarmos uma relação com o Mestre Corallini e a associação que ele dirige, a TAK - Takemusu Aikido Kyokai. Esta ligação permitiu que continuássemos a prática do Aikido Tradicional de Iwama segundo a interpretação do Mestre Saito Morihiro Sensei (aluno que mais tempo viveu e praticou com O' Sensei) sem o prejuízo de estarmos afastados do Honbu Dojo, ou seja a principal escola do Aikido com sede em Tóquio no Japão.
Assim todos os nossos diplomas foram homologados e reconhecidos internacionalmente, para além de podermos passar graduações de Cinto Negro todos os alunos, inclusive os que não puderam ir a dispendiosos estágios internacionais e se limitaram a treinar no seu ginásio ou dojo.
Eventualmente poderemos ser indicados como um grupo que negou a sua origem modesta, mas na verdade apenas deixámos de impor aos alunos o pagamento de cotas à associação anterior, ficando ao critério dos praticantes a que associações querem estar ligados (leia-se pagar cotas) assim como a que estágios querem ir.
Este grupo de treino tem como princípio a liberdade individual, não havendo qualquer encargo para além do exigido pelos ginásios e dojos onde praticamos. Estes princípios mantêm-se em relação às graduações, sendo as primeiras graduações (Kyu) gratuitas. As graduações para Cinto Negro (válidas internacionalmente e assinadas pela figura máxima do Aikido – o neto do Fundador - Moriteru Ueshiba) custam apenas os encargos que o Honbu Dojo no Japão pratica para com cada diploma que emite.
A nossa posição é, como sempre desejamos, de total abertura para com todos os grupos nacionais de Aikido, reconhecendo os seus mestres, a sua boa prática e as suas graduações.O nosso pequeno grupo despediu-se de 2008 com um jantar de confraternização na esperança que o espírito harmonioso e de liberdade se mantenha dentro de cada um de nós.
O Aikido é um livro aberto, cabe, apenas, aos mestres iniciarem os peregrinos desta senda.

José Croca

Posted by João 23:17  

0 Comments:

Post a Comment