Site Network: Blogue | Facebook | Sporting | T.A.K. | About



1º Estágio Internacional de Aikido de Lisboa com Francesco Corallini Sensei - 5º Dan

Decorreu nas instalações do Sporting Clube de Portugal, no Pavilhão Multidesportivo, o 1º Estágio Internacional de Aikido, organizado pelo Dojo Sporting Bushinkan, com Francesco Corallini Sensei.

O Estágio decorreu durante 30 e 31 de Outubro.

O Estágio de Aikido Tradicional de Iwama, contou com a presença de vários aikidokas estrangeiros e nacionais das Associações de Takemusu Aikido de Portugal e Espanha, num ambiente de treino austero e preciso conforme ditam as regras de Iwama.

O keiko de sábado de manhã começou com a tradicional saudação shintoista, e foi dedicado inteiramente ao estudo do Jo (bastão), das suas técnicas básicas designadamente dos 20 suburis e dos dois katas - sanjuichi no kata e jusan no kata.
Todo o estudo foi focado no detalhe e nas correcções técnicas básicas por forma a aclarar e "eliminar" erros do passado com vista a produzir uma técnica mais "limpa".
Seguiu-se o já habitual Almoço de Mestres que decorreu na privacidade do Clube Militar Naval, em que se falou com Francesco Corallini Sensei sobre as actividades e estado das coisas dentro da organização.

À tarde iniciou-se o treino de taijutsu - técnicas de corpo a corpo - mais uma vez um especial ênfase foi dado às técnicas básicas e essencialmente Francesco Corallini Sensei insistiu na precisão e correcção dos detalhes técnicos que tornam o Aikido de Iwama tão eficaz e peculiar. Foram 3 horas de treino dedicadas a estudar os três movimentos básicos - tai-no henko; Ki-no nagare e Morote Dori kokyu-ho - e de seguida avançou-se para técnicas complexas, a grande maioria em ki no nagare, estudando ataques como Muna Dori, Yokmen Uchi, ryote dori, onde se incidiu nas imobilizações de nikkyo, sankyo e yonkyo e suas variações (oyo e henka waza).
O treino decorreu num ambiente de harmonia e todos os aikidokas presentes foram testemunhas do manancial técnico de Iwama Aikido e do profundo conhecimento técnico e precisão de Francesco Corrallini Sensei.

Francesco Corallini Sensei treina Aikido desde o três anos de idade com o seu pai, Paolo Corallini Shihan - 7º Dan, pessoa que foi apontada directamente por Sensei Morihiro Saito - 9º Dan, como seu representante na Europa, após longas estadas no Japão junto desse saudoso Grande Shihan.

Morihiro Saito Sensei foi aluno directo de O'Sensei durante 23 anos, tendo-o seguido até à sua morte, era o Dojo-Cho (responsável pelo dojo) de Iwama e Guardião do Templo de Aiki em Ibaraki, no Japão.

Francesco Corallini Sensei possui uma técnica aprimorada, precisa e vasta que deriva da sua prática constante junto desses dois Grandes Mestres, seguindo uma tradição enraizada nos corações e mentes de todos os que viram em Sensei Morihiro Saito o protector e divulgador do Aikido de O'Sensei.

Definitivamente, essa é a grande afirmação da nossa escola: Seguir e praticar o Aikido que O'Sensei ensinou em Iwama a Sensei Morihiro Saito. E quem melhor para nos ensinar o Caminho do que quem estudou e conhece tão bem esse Aikido?
Em opinião pessoal, todos estávamos rendidos ao fim dos primeiros 5 minutos com Francesco Corallini Sensei.

No fim do treino de Sábado à tarde, em ambiente de Festa - também uma tradição de Iwama - todos os praticantes que foram ao Estágio jantaram no Hotel Lisboa Plaza um jantar memorável em sala reservada num ambiente acolhedor em que todos puderam conversar e colocar questões a Francesco Corallini Sensei, para além de poderem desfrutar da excelente cozinha e da enorme variedade de pratos, sobremesas e bebidas à descrição.

Domingo de manhã o treino foi dedicado ao Ken (sabre ou katana em madeira). Mais uma vez a insistência nas correcções técnicas básicas dedicadas aos Suburi de Ken foram o mote, bem como o estudo do primeiro kumitachi (combate com sabre) e as suas variações, quer de espada contra espada quer de mãos vazias contra espada.

Seguiu-se o Almoço com os alunos do Dojo Sporting Bushinkan e avançou-se para o treino da tarde de taijutsu, onde alguns colegas de Espanha, que deveriam seguir viagem para suas casas antes de almoço, não conseguiram resistir a participar, tendo ficado "mais um bocadinho".

No final do treino da tarde, realizaram-se os exames, onde foram entregues três graduações de Dan, um Primeiro Dan de Armas (Bukiwaza Shodan), um Segundo Dan de Armas (Bukiwaza Nidan) e um Segundo Dan de Taijutsu (Aikido Nidan).

Tudo isto não teria sido possível sem cinco coisas fundamentais:

1 - Um Grande Mestre. Os nossos profundos e sinceros agradecimentos a Francesco Corallini Sensei, por ser uma pessoa extraordinária, comunicativa, sincera, profunda, e por se ter entregue a este Estágio de corpo e alma e desprendimento, e por nos ter ajudado a ver mais além e mais profundamente. Ficará para sempre no nosso coração a sua sincera amizade, e o desejo de repetir este sucesso.

2 - Um Grande Clube. Sem a ajuda do Sporting Clube de Portugal, na pessoa da Drª Helena Duarte, sem a sua dedicação e incansável esforço não haveria hipótese de realizar um evento desta natureza. Os alunos e o Mestre de Aikido do Sporting estão profundamente gratos por esta tão grande oportunidade e tão grande generosidade.

3 - Uma Grande Organização. Todos estão de parabéns, pois todos contribuiram com o seu esforço, com a sua dedicação e com o seu know-how para que este Estágio fosse o sucesso internacional que não se esperava. Parabéns e obrigado a todos.

4 - Um Grande Grupo de Aikidokas. Da Itália, Espanha, Portugal, aqueles que participaram e aqueles que não podendo participar, nos deram o seu apoio, através de emails, redes sociais, telefonemas... Sem vós nada teria acontecido.

5 - Um Grande Estilo de Aikido. O legado de Sensei Morihiro Saito, a sua técnica, a sua pedagogia, a sua humildade, o seu profundo respeito e dedicação por O'Sensei e pelo Aikido faz, ainda hoje, mover multidões de alunos cujo coração foi tocado por esse legado.

Até à próxima e que a próxima seja breve.

Posted by João 19:22  

0 Comments:

Post a Comment