Site Network: Blogue | Facebook | Sporting | T.A.K. | About



O que é uma arte marcial - O Aikido


Referências directas nos registos das escolas de jujutsu e referências indirectas nas crónicas do Japão Antigo, indicam que muitos métodos de combate desarmado foram desenvolvidos e aplicados pelos japoneses durante o período feudal, e que uma quantidade destes métodos se fixou como faceta importante do treino de um “guerreiro samurai”.

Por definição um método de combate desarmado é um conjunto sistematizado e engenhoso de usar o corpo humano em combate por forma a atingir os mesmos objectivos estratégicos como os que se obteriam com o uso de armas. De facto, a observação de que um corpo humano poderia ser usado como uma arma em combate, e o domínio dos seus elementos e funcionalidades poderiam permitir a subjugação do oponente violentamente enquanto se promove a nossa auto defesa, deve ter sido alvo de estudo de todas as nações e povos desde que existem conflitos.

No Japão, os métodos de combate sem armas aparecem nos registos sob variados nomes. No entanto, todos têm por princípio o uso do corpo humano, devidamente treinado, devidamente robustecido e fortalecido, como o primeiro instrumento de combate. Todos requerem que o corpo seja usado de formas certas e funcionais, com vista à subjugação do oponente ou para evitar a subjugação por parte desse (ou desses) oponentes. Essas formas funcionais consistiam em usar o corpo humano como uma arma para projectar um oponente para o chão, imobilizá-lo, estrangulá-lo, deslocar-lhe as articulações ou bater-lhe, assim como usar o corpo defensivamente, por forma a evitar ser o alvo dos ataques que lhe são desferidos.

Obviamente todas estas técnicas podem ser letais e são-no quando usadas em combate efectivo, quer na confusão de um campo de batalha daquela época, quer num confronto entre dois homens numa estrada solitária longe de qualquer espectador. Uma projecção, dirigida de uma forma em que o oponente é forçado a cair de uma forma inesperada rodando sob a espinha pode traduzir-se numa manobra letal (shiho nage ou irimi nage). No entanto, quer com propósitos de treinar, quer por auto desenvolvimento através da prática com um parceiro, em demosntrações ou em competição, foram encontradas formas de reduzir ou minimizar os aspectos letais da forma útil de combate de maneira tal que as técnicas pudessem ser usadas de forma segura.

Posted by João 15:22  

0 Comments:

Post a Comment