Site Network: Blogue | Facebook | Sporting | T.A.K. | About



Crianças e Aikido



No Aikido as crianças aprendem defesa pessoal efectiva e não agressiva.

O Aikido é não agressivo porque não ensina as crianças a magoarem para não serem magoadas. Em vez disso o Aikido ensina técnica para aproveitar a força do adversário redireccionando o seu ataque contra si próprio. No Aikido as crianças usam o seu corpo e a sua mente de uma forma que as ajudará a defenderem-se de atacantes muito maiores do que elas. Apesar disto o Aikido não é passivo: as imobilizações e projecções são de facto efectivas como forma de auto-defesa.

Como o Aikido pode ajudar a formar o carácter de uma criança

Humildade e disciplina

Assim que a criança inicia o estudo do Aikido começa a aprender a humildade através da prática da etiqueta. Aprendem a tomar conta e a cuidar do seu equipamento, a usá-lo convenientemente, aprendem a usar as vénias em sinal de respeito para com o seu parceiro de treino. Durante o treino as crianças são levadas a concentrarem-se nas suas actividades e a desenvolver o respeito pelo seu mestre e pelos seus colegas. As expectativas criadas em relação à prática diligente da arte marcial desenvolvem um espírito de disciplina na criança.

Auto estima e confiança

As crianças começam por aprender a cair. Muitas vezes este é um momento difícil para elas. Algumas têm receio de rolar sobre a cabeça (na verdade é sobre os ombros) mas com preseverança e apoio dos instrutores, pais e colegas chega sempre a altura em que aprendem a cair bem e começam a gostar de o fazer. Passar por dificuldades e superá-las com trabalho árduo é essencial para que as crianças ganhem confiança.

Depois de aprenderem a cair começam a gostar deste aspecto do Aikido. Aprendem a controlar e proteger o seu corpo enquando "voam" pelo ar. O que poderá ser mais divertido do que isso?

Aprender formas de cair e técnicas de Aikido fornece à criança auto-confiança e auto estima. Dá-lhes a certeza que com esforço e força de vontade conseguem qualquer coisa por muito difícil que essa coisa seja.

Atenção, Compaixão e Auto-controlo

À medida que o estudante evolui ganha mais confiança na sua capacidade de compreender o Aikido. Inevitavelmente um novo aluno não sentirá essa confiança. Ensinamos a todos que devem acolher novos alunos de forma a ajudá-los a sentirem-se bem. Os alunos mais velhos prestam atenção aos alunos mais novos e ao seu domínio da técnica e moldam-se para que o treino seja algo agradável onde todos possam aprender. Aprender a prestar atenção aos outros e a tomar conta de outros alunos gera compaixão e atenção que são qualidades fundamentais para a formação de um carácer forte.

Uma palavra para os Pais

Vós sois a parte mais importante do Aikido

Quando increvem o vosso filho no Aikido estão a criar connosco uma parceria para ajudar o vosso filho ou filha a aprender auto-defesa e a crescer como um adulto saudável.

O vosso interesse e entusiasmo pela participação do vosso filho é crucial para o seu sucesso.

Reconhecemos a importância do vosso empenho e encorajamos o vosso envolvimento como pais no treino do vosso filho. Há várias formas de participar, mas a mais importante é ajudar-nos a ensinar a importância do Aikido.

Para isso pedimos-lhes que aprendam alguns aspectos da etiqueta e prática do Aikido.

Por exemplo, certifiquem-se que eles chegam a horas para o treino, ajudem-nos a atar o cinto e a vestir correctamente o fato de treino (keiko gi) encoragem-nos assistindo a algumas das aulas deles.

As técnicas de Aikido e a Não Competição

O Aikido é ideal para crianças porque ensina que há alternativas à violência. Em vez de ensinarmos a pontapear ou a esmurrar ensinamos a usar a força do oponente contra si próprio e a resolver conflitos minimizando a violência. Uma vez que o Aikido não é um desporto não existe competição (torneios). Em competição existe sempre um vencedor e um perdedor. A competição no desporto é saudável para as crianças desde que o ênfase seja dado ao esforço, à dedicação, ao desportivismo, etc., em vez de ser dada importância ao ganhar e ao não perder.

Numa arte marcial, no entanto, se uma criança "ganhou" houve outra que "perdeu". Como pode ser ajudada a criança que perde? O Aikido assenta na permisssa de "não lutar". Ganhar derrotando um outro ser humano não é ganhar de todo. Consequentemente, derrotar outra pessoa pelas vias da competição é contra a filosofia do Aikido. Está perfeitamente claro que ensinamos auto defesa. E a auto defesa é para nos "defendermos" não serve para "derrotarmos".

Com toda a violência a que as crianças estão expostas nos dias de hoje, pela televisão, cinema, jogos de computador, etc. a prática do Aikido e dos seus princípios é essencial para ensinar-lhes alternativas ao conflito. As crianças aprendem a cooperar umas com as outras na aprendizagem do Aikido num ambiente sem competição. Aprendendo as técnicas para evitar conflitos as crianças compreendem que existem alternativas à violência.

Progressão e Graduações

A progressão é um meio de estimular o estudo do Aikido e premiar a dedicação e o esforço. Existem exames de graduação que indicam a progressão do estudante dentro da arte.

Os exames de graduação são oportunidades para a criança demonstrar o seu entendimento e desempenho no Aikido a si próprias, as seus mestres e aos seus pais.

Posted by João 01:12  

0 Comments:

Post a Comment